banner site 6º ano.png

O Poeta e o Cavaleiro

Pedro Bandeira

Editora FTD

Findomundo era uma cidadezinha simples e pacata como ela só, até que um estrondo ensurdecedor de cima de um morro assustou todo mundo! O que seria aquilo? No meio da confusão, surgiu um tremendo cavaleiro de armadura e cara feia, armado com lança e espada. Para aumentar ainda mais o susto da população, informou que o estrondo tinha sido causado por um terrível dragão de sete cabeças, que se aproximava cuspindo fogo para destruir tudo! Que medo! Mas o cavaleiro declarou-se um herói que dedicava a vida a combater dragões. Com isso, apavorados, todos imploraram que o cavaleiro não fosse embora, que ali ficasse para defendê-los da ameaça. Vai daí que o tal cavaleiro exigiu tanta coisa que... bom, se você quiser rir a valer, é só mergulhar nessa aventura!

2º Trimestre

Malala- A menina que queria ir para a escola

Adriana Carranca

Editora Companhia das Letrinhas

Malala Yousafzai quase perdeu a vida por querer ir para a escola. Ela nasceu no vale do Swat, no Paquistão, uma região de extraordinária beleza, cobiçada no passado por conquistadores como Gengis Khan e Alexandre, o Grande, e protegida pelos bravos guerreiros pashtuns – os povos das montanhas. Foi habitada por reis e rainhas, príncipes e princesas, como nos contos de fadas.

Malala cresceu entre os corredores da escola de seu pai, Ziauddin Yousafzai, e era uma das primeiras alunas da classe. Quando tinha dez anos viu sua cidade ser controlada por um grupo extremista chamado Talibã. Armados, eles vigiavam o vale noite e dia, e impuseram muitas regras. Proibiram a música e a dança, baniram as mulheres das ruas e determinaram que somente os meninos poderiam estudar.

Mas Malala foi ensinada desde pequena a defender aquilo em que acreditava e lutou pelo direito de continuar estudando. Ela fez das palavras sua arma. Em 9 de outubro de 2012, quando voltava de ônibus da escola, sofreu um atentado a tiro. Poucos acreditaram que ela sobreviveria.
   A jornalista Adriana Carranca visitou o vale do Swat dias depois do atentado, hospedou-se com uma família local e conta neste livro tudo o que viu e aprendeu por lá. Ela apresenta às crianças a história real dessa menina que, além de ser a mais jovem ganhadora do prêmio Nobel da paz, é um grande exemplo de como uma pessoa e um sonho podem mudar o mundo.

Imagem6.png
Imagem7.png

Do outro mundo

3º Trimestre

Ana Maria Machado

Editora Ática

Quatro adolescentes passam férias em uma antiga fazenda de café. Lá, se envolvem com o fantasma de uma escrava e discutem o preconceito, percebendo que as marcas deixadas pela escravidão ainda não desapareceram de nossa sociedade.