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Proposta Pedagógica

   O Colégio Cecília Caçapava Conde se propõe a formar cidadãos participativos, responsáveis, compromissados, críticos, criativos e conscientes, que sejam capazes de dimensionar seus conhecimentos e contribuir para o bem-comum, sempre orientados pelos princípios do Respeito Humano.

   A Escola promove condições para o desenvolvimento cognitivo, por meio de recursos e situações-problema que estimulam  as estruturas mentais, garantindo o crescimento intelectual. 

  Essas situações-problema – sempre adequadas ao estágio do desenvolvimento do aluno e com o uso de material pedagógico adequado – que desafiam a inteligência, são extraídas da vivência dos educandos e visam a satisfazer necessidades individuais ou do grupo, de modo que a aprendizagem seja significativa. A organização dos conteúdos objetiva a articulação necessária para a relação homem-meio e se faz sob a orientação de professores-mediadores, que participam do processo de construção do conhecimento de cada um de seus alunos, atuando como facilitadores da aprendizagem.

  O Colégio Cecília utiliza o Sistema de Ensino Pueri Domus e trabalha sob a concepção Construtivista, que dá ênfase ao processo de aprendizagem do educando, com uma postura sócio-interacionista.

   A partir da visão sócio-interacionista, proposta por Vygotsky, entende-se que todo o processo de aprendizagem está diretamente relacionado à interação do indivíduo com o meio externo que leva em conta não apenas os objetos, mas os sujeitos, bem como o contexto sócio-histórico.

   Com essa visão, o Colégio Cecília Caçapava Conde desenvolve seu trabalho, consciente de que o aprendiz não é um receptor passivo e o professor não é um mero transmissor de informação, mas um mediador desse processo de construção do conhecimento.

  A qualidade da educação oferecida às crianças e aos jovens, privilegia o cuidado com todos os seus alunos de forma individualizada, sendo este um dos diferenciais do Colégio Cecília.

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