banner site 5º ano.png
o misterioso bau da vovo.png

O misterioso baú do vovô

1º  Trimestre

Autora: Márcia Kupstas

Editora: FTD

    Max passou toda a infância ao lado da prima Bia, filha adotiva dos seus tios Carlo e Doroty. Sempre gostou dela e jamais imaginou que um dia dividiria com a menina a descoberta de um baú com um tesouro enterrado no porão da casa da nonna. Todos os domingos eram especiais na casa da nonna Carmela, um sobrado à antiga, onde a senhora italiana recebia os parentes com polpetta, lasanha e carinho. Max, de 11 anos, aceita um desafio: ele e a prima Bia se aventuram no porão escuro e misterioso para seguir as dicas de uma foto e descobrir o tesouro do falecido nonno Giuseppe.

O caso da menina sonhadora

2º  Trimestre

    Bárbara estava intrigada: por que ela sentia sono durante a leitura de um livro? Para resolver esse mistério, Sherlock Holmes surge nos sonhos da garota e a leva para dentro dos clássicos contos da carochinha para compreender os segredos da mente humana. Autor de O caso da menina sonhadora, Daniel Martins de Barros é médico psiquiatra e jura que a medicina e as histórias de detetive têm tudo a ver! O livro discute o funcionamento dos sonhos e outros recursos da mente humana, misturando informação à narrativa ficcional. Cada vez que adormece, a personagem cai em um conto de fadas diferente, e Sherlock Holmes aparece para explicar algum aspecto relativo à ação do cérebro.

o caso da menina sonhadora.png
o poeta e o cavaleiro.png

O poeta e o cavaleiro

3º  Trimestre

Autor: Pedro Bandeira

Editora: Moderna

    Findomundo era uma cidadezinha simples e pacata como ela só, até que um estrondo ensurdecedor de cima de um morro assustou todo mundo! O que seria aquilo? No meio da confusão, surgiu um tremendo cavaleiro de armadura e cara feia, armado com lança e espada. Para aumentar ainda mais o susto da população, informou que o estrondo tinha sido causado por um terrível dragão de sete cabeças, que se aproximava cuspindo fogo para destruir tudo! Que medo! Mas o cavaleiro declarou-se um herói que dedicava a vida a combater dragões. Com isso, apavorados, todos imploraram que o cavaleiro não fosse embora, que ali ficasse para defendê-los da ameaça. Vai daí que o tal cavaleiro exigiu tanta coisa que... bom, se você quiser rir a valer, é só mergulhar nessa aventura!