O Colégio Cecília Caçapava Conde iniciou-se com a aquisição da Escola Lo Regi, em fevereiro de 1984, e contava com apenas 20 alunos matriculados no Curso Infantil e na 1ª e 2ª séries do Curso de 1º Grau, funcionando em prédio alugado, na Rua Alberto Pinto de Faria nº 89 , Jardim Julieta- Caçapava - SP.

Seis meses após a aquisição, a escola já contava com 195 alunos. Em 19 de setembro de 1984, iniciou-se a construção de um Prédio Escolar, na Rua Desembargador Alípio Bastos, nº 44 – Vila Resende, para abrigar, já em 1985, a Escola de Educação Infantil, 1º e 2º Graus, agora com a denominação de Colégio Joana D’Arc.

Colégio Cecília Caçapava Conde

Em 25 de fevereiro de 1985, efetivou-se a mudança de nome e de endereço, passando o Colégio a oferecer também o Ensino de 2º Grau Regular, o curso de Habilitação Específica de 2º Grau para o Magistério e a Habilitação Profissional Plena de Processamento de Dados, o primeiro da região. Esses dois últimos cursos foram suprimidos em 1º de novembro de 1996 e em 30 de agosto de 1989, respectivamente.

Em 11 de setembro de 1992, em decorrência de uma decisão judicial, o Colégio alterou o seu nome fantasia, passando a denominar-se “Cecília Caçapava Conde”, homenageando uma educadora e alfabetizadora de reconhecida competência na cidade, também ex-professora do então Colégio Joana D’Arc.

Cumpre registrar que, em 1990, firmamos convênio com o Anglo Sistema de Ensino e utlizamos esse material didático para o Ensino Médio até 2002. Para o Ensino Fundamental adotávamos a linha tradicional até 1994, quando então buscamos uma linha mais condizente com as exigências da sociedade atual e que pudesse nos levar com mais segurança à consecução dos objetivos da Instituição.

Adotamos, a partir de 1995, uma postura sócio-construtivista e nos apoiamos no material e na assessoria pedagógica das Escolas Associadas Pueri Domus, resultando num trabalho muito produtivo e ao mesmo tempo gratificante.

Em 2003, foi rompido o convênio com o sistema Anglo de Ensino e efetivada a associação com o Pueri Domus Escolas Associadas, também para os trabalhos com o Ensino Médio. Vale observar que a mudança foi decorrência de criterioso estudo que concluiu ser essa associação e consequente alteração de material didático mais eficiente e condizente com os propósitos educacionais do colégio...