Colégio Cecília Caçapava Conde

O berço: Escola Lo Regi

Com aquisição da Escola Lo Regi, localizada à Rua Alberto Pinto de Faria nº 89, Jardim Julieta, num imóvel alugado, nasce o Colégio Cecília Caçapava Conde em fevereiro de 1984! Como toda criatura que nasce, éramos pequenos, contávamos com apenas 20 alunos!                         Atendíamos alunos da Educação Infantil e do antigo 1ºGrau.

E como toda criatura bem cuidada cresce rápido, em seis meses, nosso Colégio também cresceu, já somávamos 195 alunos!

“A” Joana D’arc

Em 1985 já nos encontrávamos em prédio próprio, em outro endereço, Rua Desembargador Alípio Bastos, nº 44 - Vila Resende e com novo nome, Colégio Joana D’Arc.

O Colégio, então, passou a oferecer também o antigo Ensino 2º Grau Regular, o curso de Habilitação Específica de 2º Grau para o Magistério e a Habilitação Profissional Plena de Processamento de Dados, o primeiro da região! Esses dois últimos cursos foram encerrados em 1º de novembro de 1996 e em 30 de agosto de 1989, respectivamente.

Agora, “O” Cecília

Em 11 de setembro de 1992, em decorrência de uma decisão judicial, o Colégio alterou o seu nome fantasia, passando a denominar-se “Cecília Caçapava Conde”, homenageando uma educadora e alfabetizadora de reconhecida competência na cidade, também ex-professora do, então, Colégio Joana D’Arc.

Segundo Paulo Freire, “a educação muda as pessoas e as pessoas transformam o mundo” e um mundo novo requer novos sistemas e metodologias de ensino!

Então, mudamos!

Em 1990, firmamos convênio com o Anglo Sistema de Ensino e utilizamos esse material didático para o Ensino Médio até 2002. Para o Ensino Fundamental adotávamos a linha tradicional até 1994, quando, então, buscamos uma linha mais condizente com as exigências da sociedade atual e que pudesse nos levar com mais segurança à consecução dos objetivos da Instituição.

Adotamos, a partir de 1995, uma postura sócio-construtivista e nos apoiamos no material e na assessoria pedagógica das Escolas Associadas Pueri Domus, resultando num trabalho muito produtivo e ao mesmo tempo gratificante.

Em 2003, foi rompido o convênio com o sistema Anglo de Ensino e efetivada a associação com o Pueri Domus Escolas Associadas, também para os trabalhos com o Ensino Médio.

E mudamos novamente!

No ano de 2020, o Colégio, mais uma vez, ousou e adotou a Plataforma SAS de Educação. Vale observar que todas essas mudanças decorreram de criterioso estudo que concluiu ser essa atual parceria e consequente alteração de material didático mais eficiente e condizente com os propósitos educacionais do Colégio!